Como garantir sua empregabilidade

Saber como garantir sua empregabilidade é o desejo da grande maioria dos brasileiros, ainda mais com o país enfrentando uma crise no mercado de trabalho − que vem criando forma há tempos.

Dentre todos os candidatos a uma vaga, ou dentre todos os empregados de uma empresa, como fazer para que você seja escolhido ou mantido dentro dela? Esse é, de fato, um grande desafio.

Algumas dicas irão te ajudar a manter ou conseguir um novo emprego. Pequenas coisas podem fazer toda a diferença no mercado de trabalho, então é melhor começar a trabalhar nisso agora mesmo.

Como garantir sua empregabilidade

Não há uma fórmula exata para garantir a sua empregabilidade, mas algumas coisas podem ser feitas para aumentar consideravelmente as suas chances no mercado de trabalho.

A primeira delas é o seu currículo. Este documento é a primeira impressão que a empresa terá de você, então tome muito cuidado ao elaborá-lo. Coloque seus dados pessoais, como nome, endereço, data de nascimento, e-mail, etc.

Sobre os dados profissionais, coloque as informações da sua formação, seus cargos anteriores (e uma breve descrição das responsabilidades exercidas em cada um deles), atividades extracurriculares, cursos e idiomas.

O documento é para ser simples, conciso e informativo. Sempre o mantenha atualizado e sem erros de português, dessa maneira a empresa será mais atraída pelo seu currículo.

Esse é o primeiro passo, tendo sido selecionado a empresa irá lhe chamar para participar de uma dinâmica ou uma entrevista. Aqui é mais como você se comporta em grupo e individualmente que será levado em consideração.

Lembre-se: você tem tanta chance quanto todas as outras pessoas selecionadas ali, não se deixe ser influenciado por quem possui mais experiência. Tenha jogo de cintura e se destaque.

Característica e habilidades que devem ser desenvolvidas

Atividades extracurriculares

Caso você ainda esteja no seu período de graduação foque nas atividades extracurriculares, elas realmente irão pesar bastante no seu currículo. Aposte em Iniciações científicas, projetos sociais e empresas júnior.

Cursos

Os cursos são ótimas formas de qualificação, podem ser feitos ao decorrer da faculdade ou depois. Tenta focar naqueles que acrescentem um grande diferencial na sua área de atuação.

Seja simpático

Dificilmente alguém arrogante será convocado para uma vaga, pois as empresas prezam pela proatividade e trabalho em equipe. Seja amigável e busque boas relações com as pessoas do seu ambiente de trabalho.

Desenvolva a sua lógica e tomada de decisão

Engana-se quem pensa que noções de lógica não podem ser desenvolvidas, é como se fosse um “exercício” para o cérebro. Pessoas lógicas e que sabem dar respostas rápidas normalmente se destacam.

Saiba ser líder, não chefe

Para garantir sua empregabilidade, ou até mesmo para se destacar na dinâmica, aposte em uma personalidade de liderança, nunca de chefe. A diferença? Chefes demandam ordens, líderes participam da tarefa e escutam.

Procure vagas online

A melhor maneira de garantir a sua empregabilidade é buscando por oportunidades. Quanto mais vagas você se inscrever, maiores são as chances de conseguir um emprego.

Hoje em dia isso pode ser facilmente resolvido pela internet. Existem várias plataformas de emprego online, basta procurar a sua área de atuação, encontrar as oportunidades e cadastrar o seu currículo.

Seguindo nossas dicas, você tem ainda mais chances de ser chamado por uma empresa e mandar bem nas dinâmicas em grupo e entrevista. Você com certeza irá se destacar dos outros candidatos.

Garantir sua empregabilidade não é das tarefas mais fáceis, mas todas essas dicas irão fazer com que você aprimore a sua busca. Outra coisa importante é: não desista, a sua grande oportunidade está por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *