O que fazer na dinâmica de grupo para mostrar potencial

O exercício em grupo é uma parte fundamental da maioria dos processos seletivos e seu objetivo é ajudar os recrutadores a avaliar de maneira breve como você se sairia no cotidiano do trabalho. Por isso, saiba o que fazer na dinâmica de grupo para mostrar potencial.

O exercício em grupo é usado para analisar suas habilidades de comunicação e resolução de problemas em ação, e para garantir que você possa trabalhar efetivamente em uma equipe.

As dinâmicas normalmente se baseiam em atividades nas quais você precisa dar suporte ao grupo para concluir a tarefa que foi definida, seja se envolvendo na discussão de um determinado problema, na construção de algo a partir de ferramentas especificas ou na análise de um estudo de caso.

Como mostrar potencial na dinâmica de grupo

A melhor maneira de impressionar os empregadores e mostrar potencial na dinâmica de grupo é se mostrar como um bom membro da equipe – flexível, cheio de ideias, mas disposto a ouvir e ajudar a expandir as ideias dos outros.

Para mostrar potencial na dinâmica de grupo você precisa contribuir, mas não pode ser autoritário. Seja assertivo, mas não agressivo. Se você está ciente de que você é geralmente uma pessoa tímida que não fala, faça o seu melhor para participar. Se você sabe que às vezes pode ser arrogante em grupos, mantenha essa tendência sob controle.

Ouça e não interrompa. Esteja ciente do que os outros membros do grupo estão contribuindo. Pode ser interessante tentar atrair membros mais silenciosos e encorajá-los a expor seus pontos de vista.

Se uma pessoa está se comportando de uma maneira dominante, não grite, mas tente garantir que todos tenham a chance de compartilhar seus pensamentos. Esteja preparado para se comprometer.

Tipos de dinâmica de grupo

O exercício de estudo de caso

Nesse tipo de exercício, o grupo recebe um tempo definido para trabalhar em conjunto para responder a um breve estudo de caso, geralmente um conjunto de documentos com base em uma situação de negócios da vida real.

É provável que o cenário do estudo de caso apresente os tipos de desafios que você encontraria no trabalho e dê aos avaliadores uma chance de ver como você executaria. Para se destacar nesta dinâmica e mostrar potencial é preciso aliar habilidades de socialização e liderança com suas qualificações técnicas.

Às vezes, a cada candidato é dado um documento ou papel, e o grupo precisa chegar a uma conclusão, apesar das visões conflitantes de seus membros.

Grupo de discussão

Um grupo de discussão envolve os membros sentados em círculo e recebendo um tópico ou tópicos para discutir. A natureza dos tópicos pode variar, mas geralmente envolvem uma questão de importância atual para os eu setor de atuação ou algo que tem aparecido nas notícias recentemente.

No final da discussão, cada candidato pode ser convidado a comentar brevemente uma das conclusões do grupo, por isso é vital ouvir e falar.

A tarefa sem líder

Isso envolve que cada membro do grupo receba um documento informativo individual que pode ou não ser diferente do de outras pessoas. Como parte do grupo, você deve tomar uma decisão aceitável para todos dentro do limite de tempo.

Ninguém no grupo é designado como líder e, portanto, todos precisam encontrar uma solução em conjunto.

Ouça o que as outras pessoas tem a dizer e exponha suas ideias. É difícil saber exatamente o perfil que estarão procurando, portanto, para mostrar potencial na dinâmica de grupo não vale a pena fingir algo penas para tentar agradar.

O segredo para mostrar potencial na dinâmica de grupo é tentar ser você mesmo. Seja fiel a sua personalidade e as suas ideias e se a vaga for aderente com suas qualidades, os recrutadores com certeza perceberão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *