Principais erros da dinâmica de grupo

Como qualquer pessoa que tenha estado em busca de emprego por um tempo sabe, ser convidado para uma entrevista não é algo fácil. Afinal, além da análise de currículo muitas vezes é preciso passar pela temida dinâmica de grupo. Conheça os principais erros da dinâmica de grupo que os candidatos cometem e saiba como evitá-los.

O que você faz durante uma dinâmica de grupo é visto como uma “amostra” do seu trabalho. Tudo o que você faz será julgado pelos recrutadores: suas habilidades de comunicação, de lidar com a pressão, de aceitar opiniões diferentes e de expor seu pensamento, entre outras questões.

Embora você deva sempre agir de forma fiel à sua personalidade e valores, alguns erros na dinâmica de grupo sempre devem ser evitados. Por isso fique atento!

Os erros da dinâmica e grupo que são mais comuns

Se você quer evitar os erros da dinâmica de grupo mais comuns preste atenção as seguintes atitudes:

Desinteresse

Candidatos que parecem desinteressados levam os empregadores a loucura. A maioria dos recrutadores tem mais candidatos disponíveis do que eles precisam ou querem. Se você não está demonstravelmente interessado neles e no trabalho, eles certamente não estão interessados ​​em te notar.

Conheça a vaga para o qual você está se candidatando e porque você quer o emprego. Procure comparecer à dinâmica vestido adequadamente, sempre desligue o celular e concentre sua atenção na atividade proposta.

Chegar atrasado

Chegar atrasado é um dos principais erros da dinâmica de grupo e pode te prejudicar antes mesmo de iniciar a atividade. Se você não conhece o local, faça um teste um dia antes e realize o percurso, veja quanto tempo você demora e saia com antecedência.

É sempre melhor chegar adiantado do que depois do horário combinado. Chegar 15 minutos mais cedo é a recomendação geral.

Esquecer a entrevista é uma via de mão dupla.

Não vá para a dinâmica pensando que você é o único tentando “fazer uma venda”. Você precisa fazer perguntas para ajudá-lo a descobrir se o trabalho, as pessoas com quem você trabalharia e o empregador são o que você quer. Você também precisa decidir se ficaria feliz em trabalhar lá.

Tenha sua própria lista de perguntas prontas. Observe o que está acontecendo no local. Os funcionários e clientes estão sorrindo ou não? As pessoas parecem ocupadas ou entediadas? O ambiente parece um lugar agradável para passar a maior parte do seu dia?

Ter medo de se expor

Este é um erro principal das dinâmicas de grupo. Durante as atividades os avaliadores devem poder analisar sobre sua personalidade, suas habilidades e suas ideias.

Entretanto, se você não se expõe, não fala e não interage isto se torna algo quase impossível. Por isso, mesmo que você seja tímido, tente se esforçar ao máximo para deixar clara suas opiniões e dar sua contribuição para os problemas propostos.

Ser autoritário

Muitas pessoas podem acabar soando arrogantes e autoritárias durante as atividades de grupo. Você pode ser confiante e assertivo, mas jamais tente impor suas ideias.

Escute o que todos tem a dizer e tente trazer todos para a discussão. Caso alguém tenha outra proposta, tente explicar com argumentos e dados o porquê de considerar sua ideia mais viável. Nunca levante a voz ou tente impor algo de forma arbitraria.

Saber trabalhar em grupo é uma habilidade essencial para qualquer líder e funcionário e as empresas desejam pessoas que são adaptáveis.

Todo mundo comete erros e, com frequência, é a partir deles que conseguimos melhorar e conquistar um melhor desempenho. Se você acha que comete algum destes principais erros da dinâmica de grupo, fique atento durante suas próximas oportunidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *