Saiba como escolher uma profissão

Escolher o ramo de trabalho certo nunca é algo fácil. Há uma infinidade de opções e se você não tem a menor ideia do que quer fazer, a tarefa pode parecer impossível. A boa notícia é que com algumas dicas isso pode ser mais fácil. Saiba como escolher uma profissão que se encaixe com a sua personalidade!

Antes de conseguir propor a carreira certa, é preciso buscar conhecer mais sobre você mesmo. Seus valores e seus interesses, habilidades e aptidões podem eliminar algumas profissões e colocar outras em evidência.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa seja pela internet, livros ou através de testes vocacionais e elaborar uma lista o mais completa possível, com as possíveis profissões que você acha que gostaria de seguir.

Como escolher a profissão certa

Você provavelmente terá ao final desta etapa uma lista com várias ocupações à sua frente. Não tenha medo e inclua nesta listagem quaisquer ocupações que atraiam sua atenção. Essa é uma fase muito importante na hora de escolher uma profissão.

Lembre-se que você deve incluir até mesmo carreiras que você conhece parcialmente e deseja ter mais conhecimento.

Pesquisa

O próximo passo ao escolher uma profissão é obter algumas informações gerais sobre as profissões na listagem feita previamente.  Procure por algumas descrições de vagas e requisitos técnicos necessários.

Procure informações sobre as oportunidades e perspectivas para o mercado atual e futuro e veja o que é esperado da demanda de profissionais neste setor.

Restrinja sua pesquisa

Nesta etapa, tente minimizar ao máximo sua lista se baseando em tudo que conseguir absorver em sua pesquisa. Você deve acabar se restringindo a algo entre duas a cinco ocupações.

Procure se livrar de qualquer ocupação que você não se identifique ou que não deseja desenvolver as habilidades consideradas essenciais para obter sucesso.

Converse com quem atua na área

Quando restarem poucas ocupações em sua lista, é hora de iniciar a etapa de pesquisa mais profunda. Procure reuniões ou entrevistas e manter contato com pessoas que trabalham nas áreas em que você tem algum interesse.

Eles podem proporcionar conhecimento prático sobre as carreiras que você pretende seguir. Acesse seus contatos, incluindo as conexões do Linkedin para encontrar pessoas com quem possa trocar estas informações.

Faça sua escolha de carreira

Por fim, após realizar de forma aplicada toda a sua pesquisa, provavelmente você estará apto para escolher uma profissão. Escolha pela ocupação que você considera ser capaz de encontrar maior satisfação profissional e pessoal.

Após se decidir, tente identificar suas metas de longo e curto prazo para que consiga atuar na área pretendida. Os objetivos de longo prazo usualmente levam cerca de três a cinco anos para serem concretizados, enquanto você normalmente pode cumprir uma meta de curto prazo em seis meses a três anos.

Essa pesquisa realizada pode atuar como guia. Se você não se considerar seguro ainda de todos os detalhes, tente realizar mais pesquisas. Depois de reunir todas as informações pertinentes, defina suas metas.

É preciso deixar claro que você tem permissão para mudar de ideia sobre a sua opção em qualquer momento de sua vida. A maioria das pessoas se decepciona algumas vezes antes de encontrar o ramo de atuação que ofereça realização profissional e pessoal.

As dicas acima podem ser muito úteis para um guia inicial, entretanto, muitas coisas só podem ser aprendidas na prática. Ao escolher uma profissão, estar preparado pode ajudá-lo a entender melhor as possibilidades e conseguir optar por algo que te faça feliz, por isso, esteja atento a todas as opções disponíveis e leve o tempo que considerar necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *